Segue um resumo do resumo da biografia, que você pode encontrar completa aqui .
--
O pequeno John Winston Lennon cresceu num subúrbio da cinzenta cidade britânica de Liverpool após o fim da Segunda Guerra. Seu pai, Alfred Lennon, então conhecido como Alf , trabalhava como mercador marítimo e passava longas temporadas fora de casa. Numa dessas longas ausências, sua mulher, Julia, engravidou de um soldado galês. Para o marido, Julia alegou ter sido violentada. O soldado negou o estupro, e o episódio levou à separação do casal.Em seu retorno seguinte a Liverpool, Alf encontrou Julia já vivendo com outra pessoa e decidiu que cuidaria da criação do filho John. Só não avisou isso para ninguém.
O primeiro episódio marcante da vida de John Lennon foi uma espécie de sequestro. Com a desculpa de levar o filho para comprar roupas, Alf foi com ele para a cidade de Blackpool, onde morava um de seus amigos marinheiros. Lá eles permaneceram por três semanas, enquanto Alf burilava o plano de emigrar com o rebento para a Nova Zelândia. Julia acabou localizando o ex-marido e descobrindo seu plano. Alf quis saber do próprio John, então com 6 anos, com quem ele gostaria de ficar. O menino escolheu o pai, mas, quando viu a mãe indo embora, correu atrás dela, gritando para que o pai viesse junto. John só voltaria a ter notícias de Alf após o estouro dos Beatles.
Impedida de ter filhos por vias naturais, a irmã mais velha de Julia, Mary Elizabeth Smith, a Mimi, pediu para criar John. Ela não acreditava que a irmã fosse capaz de dar uma boa educação para a criança.Julia teve outras duas filhas (o fruto do "estupro" acabou sendo adotado por um casal norueguês). John achava a situação estranha, mas tinha um ótimo relacionamento com a rígida e afetuosa Mimi e também com o tio George.
Três anos depois, a mãe foi atropelada por um policial alcoolizado.O que mais revoltou John foi o fato de que, quando Julia morreu, ele se entendia cada vez melhor com ela. Os dois estavam cada vez mais íntimos. Dez anos mais tarde, já apaixonado por Yoko Ono, John fez uma confissão chocante. Ele se arrependia de nunca ter feito sexo com a mãe o-o.
Os Beatles tinham acabado de estourar quando Alf reapareceu. Com o passar dos anos, John foi restabelecendo contato com o pai, chegando até a hospedá-lo por um longo período em sua mansão. Mas no aniversário de 30 anos de John,pai e filho tiveram uma conversa que findou o relacionamento. Enfurecido, John jogou na cara de Freddie toda a angústia que sentira desde a infância por não ter um pai presente. Pediu-lhe que não o procurasse mais e devolvesse a casa que tinha recebido de presente.
John já era o líder do Quarrymen quando Paul foi convidado para participar do grupo. Quando a brincadeira de colégio evoluiu e virou Beatles, John continuou achando que era o líder. E foi assim até o fim da banda. Mas, se a princípio eles compunham juntos, na segunda metade da década de 1960 começaram a se distanciar como autores, apesar de as canções sempre saírem creditadas como Lennon-McCartney. Houve até um período de dois anos em que todas as músicas lançadas como compactos pelos Beatles eram de autoria de Paul. Era como se John tivesse perdido a liderança dentro do grupo. Paul passou, cada vez mais, a ser o responsável pelas músicas redondinhas e comerciais, como Hello, Goodbye e Let It Be. John vinha com as complexas, como Tomorrow Never Knows e Strawberry Fields Forever :DD
George Harrison foi levado para os Beatles por Paul. Inicialmente, John mal conversava com George, já que o novo integrante da banda tinha dois anos e meio a menos. John só passou a ficar íntimo de George quando os dois começaram a tomar ácido lisérgico, o LSD. A iniciação dos Beatles nas drogas aconteceu quando eles conheceram Bob Dylan em Nova York. O cantor americano apresentou os quatro ingleses à maconha.
Yoko sempre desconfiou que os sentimentos de John por Paul eram mais fortes do que o mundo podia imaginar. Por conta de comentários que ele fazia, Yoko chegou a achar que houve um momento, no começo da vida adulta, em que John quis ter um caso com Paul. Mas isso nunca teria acontecido por Paul ser um heterossexual convicto.
Em meados dos anos 70, a relação entre eles esfriou e John viajou para a Califórnia com a secretária May Pang (por sugestão de Yoko), nos 18 meses que ficaram conhecidos como "o fim de semana perdido". Terminada a aventura, o casal reatou e viveu os cinco anos mais pacíficos de seu relacionamento. Após dois abortos naturais, Yoko conseguiu engravidar de Sean. John estava feliz com a criança, curtindo Yoko de novo, em paz com Paul depois de trocas de farpas que se seguiram ao fim dos Beatles e empolgado com sua música. Até que um infeliz o assassinou em Nova York e o transformou numa lenda maior do que até então já era.
obs. Sei que está enorme, mas a história de Lennon é tão complexa que resumir é difícil.
por:Mariana
Nenhum comentário:
Postar um comentário